imagem

imagem

..

5 de jul de 2011

Polemica


O rapaz escreveu: "Tia, o que faço com minha irmã, que só escuta Luan Santana, Restart e Justin Bieber? Matar não é opção.” Rita respondeu: "tranque a menina no congelador."

Foi o suficiente para iniciar um tiroteio de xingamentos na internet.

Em uma das respostas para a cantora, um fã atacou: “Não fala de quem tem fãs! Cadê os seus? Ah, esqueci que você. Nem tem, e se tem, eles tem vergonha de assumir!" Outro fã disparou “quem que essa idiota pensa que é pra falar do Luan? Bruuxaaaa!". A rainha do rock não perdoou e escreveu: " e você é um um crocodiloooo".

Daí pra frente, foi um festival de mensagens grosseiras.

Esses microblogs foram criados para que a pessoa, em poucas palavras, expresse o que ela está sentindo, o que ela está pensando, falar o que ela está fazendo para seus seguidores.

Segundo Patrícia Peck, especialista em direito digital, é aí que mora o perigo.

- Porque aquele pensamento fica por escrito publicado na internet, em tempo real, e às vezes é difícil o direito de arrependimento.

A discussão despontou como um dos assuntos mais comentados entre os internautas. Fãs de Justin Bieber, Luan Santana e da banda Restart torceram o nariz. Enquanto Rita se divertiu. Apimentando ainda mais a discussão. Sugeriu um encontro com o sertanejo.

- Alô, oi, Luãnzinho! Os fãs estão bravinhos, hein? E nem contei tudo sobre nós. Sim, criançada ciumenta. Nos vemos hoje? Ah! Eu também te amo. Clic.

Os músicos criticados por Rita Lee também têm páginas de mensagens instantâneas. Justin Bieber tem mais de 10 milhões de seguidores.

Luan Santana tem mais de 800 mil seguidores. Ele mesmo não escreveu nenhuma mensagem a respeito na internet e a assessoria do cantor diz que Luan não fala sobre o assunto.

A banda Restart, que também foi alvo da polêmica, falou ao Domingo Espetacular. Pe Lanza, o vocalista, comentou o assunto.

- A Rita, meu, a gente é super fã dela, desde a época dos Mutantes, poxa uma grande roqueira brasileira. A gente viu todo caminho que ela passou, toda estrada que ela tem. A gente acha que ela brincou ali, né, meu? Ela foi fazer uma brincadeira.

A banda Restart também foi alvo de outra polêmica. O comentário de Thomas, um dos integrantes, sobre a capital do Amazonas provocou reações nada agradáveis na internet. E o músico se desculpou por meio de uma mensagem instantânea. Thomas escreveu na rede social sua retratação.

- Galera de Manaus, de verdade mesmo, não rebaixei ninguém. Só pensava que Manaus era uma cidade como as cidades do interior. Natureza... Não disse que a galera de lá não é civilizada!

Pe Lu, guitarrista e um dos vocalistas, fez questão de mandar um recado para Rita.

- Acho que não tem nada a ver esse negócio de polêmica, quero mandar um beijo pra Rita.

Fã que é fã não abandona o artista.

Norma Lima acompanha a carreira de rita lee há mais de 30 anos. Tem coleções de LPs, DVDs, trabalhos escolares da cantora e até roupa já usada em shows. Como uma seguidora da artista, ela acha que houve exagero. Não por parte da roqueira, mas sim dos fãs dos outros músicos.

- Na qualidade de fã, se alguém criticasse a Rita eu também poderia averiguar pra ver o que era, mas não abordar a pessoa daquela maneira agressiva que eles abordaram a Rita. palavras de baixo calão, uma artista como ela não merece, ninguém merecia.

Rita não se desculpou. Ao contrário, aproveitou para disparar farpas pra todo lado... Disse até que a polêmica foi criada pela imprensa. Ela escreveu: " há 45 anos os marrons da mídia demonstram ódio por mim".

O produtor musical Marco Camargo, jurado do Ídolos, dá sua opinião sobre o tema.

- Eu acho que as pessoas têm até o direito de gostar ou não gostar, inclusive. Mas também tem que ter seriedade para saber que o que você vai falar vai ter uma réplica, uma tréplica.

Pesa contra Rita Lee o fato de já ter provocado polêmicas em outras ocasiões, como lembra a colunista Fabíola Reipert.

A Rita Lee teve que sair do Twitter uma época porque ela falou mal lá do pessoal de Itaquera [bairro da zona leste paulistana] e estava sendo ameaçada. Ficou com medo e acabou saindo.

Saiba mais sobre entretenimento no Laboratório Pop
O Estrelando sabe tudo sobre o mundo dos famosos; veja

Para a especialista em direito digital Patricia Peck, o melhor é tomar cuidado com o que vai para o mundo virtual, até porque os processos são reais.

- Indenização aqui no Brasil é algo em torno de R$ 30 mil para esse tipo de problema . A dor é real , a indenização é real e o dano à reputação da pessoa é real também.

E como o que vale é o que está escrito, a interpretação também é livre. A nutricionista Luciana Vieira acha que Rita “tem de falar o que acha mesmo”. O estudante Leonardo Cutrim pensa que Rita “não pode passar o limite a ponto de ofender outras bandas ou outro time”.

A confusão generalizada fez o próprio fã clube de Rita Lee tentar apaziguar os ânimos e colocar um ponto final no assunto, como conta Norma Lima.

- Temos um blog e tentei ali organizar ideias para que os fãs pudessem dialogar sem agressão com os fãs dos outros artistas. Acho que ajudou.

Pe Lu, do Restart, levanta bandeira branca.

- Acho que ninguém está querendo conflito com ninguém, querendo roubar o lugar de ninguém. Tem espaço para todo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário